segunda-feira, 26 de março de 2012

As atrações uma por uma, Nação Maracatu Leão da Campina.

O Maracatu Nação Leão da Campina nasceu em 26 de Julho de 1997, fundada pelos integrantes do Centro Leão do Norte de Cultura Popular da cidade de Recife.
Filiado à AMAMPE ( Associação Maracatu Nação de Pernambuco) e Rede Reação (Rede dos Artistas do Ibura) desfilando há mais de 7 (sete) anos, a Nação Maracatu Leão da Campina conquistou em 2003 a passagem para a categoria “A”  e no seu primeiro ano foi 3ª (terceira) colocada entre as maiores nações de Maracatu de Pernambuco.
Em maio de 2004, foi realizada a Coroação da Rainhada Nação Maracatu Leão Campina, Mãe Nadja de Angola, no Pátio da Igreja do Rosário do Homem Preto. Ela que, com muita dedicação e, sobretudo muito amor fez de sua vida uma luta diária pela valorização da cultura pernambucana e do maracatu, mantendo o Leão da Campina como fiel representante desta tradição.

Tanto trabalho foi recompensado com o vice - campeonato do grupo especial das Nações de Maracatu de 2007
Com o objetivo de fortalecer e divulgar à cultura afro em todo o Estado, e também conquistar novos espaços a Nação Maracatu Leão da Campina realiza apresentações durante todo o ano participando de diversos tipos de eventos, levando a dança, música, canto, alegria, ritual e todos os elementos da cultura popular.

Com forte vocação social o Leão da Campina participa de varias e expressivas ações de inclusão de crianças, jovens e adultos na comunidade onde atualmente funciona sua sede no bairro do IBURA.
O barracão hoje abriga vários projetos como o Brasil Alfabetizado do Governo Federal, e varias campanhas das secretarias de saúde do Município e Estado. Alem destes, a própria Nação Leão da Campina iniciou alguns projetos :
Leões de Fé – Espaço Muzênzê - Grupo de Diversidade – que promove palestras, encontros e apresentações levando cultura e esclarecimentos sobre LGBT  e contra  a homofobia..
Nação Vunginhos – Maracatu Infantil – Que promove oficinas para crianças e jovens libertando da osiosidade e assim com  apresentações em vários eventos, educando as novas gerações para a preservação da cultura do maracatu.

  Contatos: http://www.leaodacampina.xpg.com.br/index.html

Mãe Nadja

81 - 8839.1400 | 81 - 9656.1808 | 81 - 9240.1344 | 81 - 3477.6253
E-mail: maenadja@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário